Uma Especie de reflexão #1

Publicada por Kevin


No meu primeiro post neste blog decidi falar sobre o tema da extinção dos dinossáurios que foi um tema que me sempre intrigou.
A súbita extinção dos dinossáurios é um mistério para os cientistas, há muitos anos. Surgiram diversas teorias, os pequenos mamíferos comeram os seus ovos, uma super nova bombardeou-os com os raios cósmicos letais, foram envenenados por produtos químicos das plantas florescentes, foram mortos por uma doença causada por um vírus ou bactérias, e muitas outras. Contudo nenhuma destas resiste a uma investigação aprofundada.

A mais famosa, é a de que um grande asteróide tenha caído na Terra e levantado poeira suficiente na atmosfera para impedir que a luz do Sol alcançasse a superfície. Como consequência disso, muitas espécies vegetais que necessitam fazer fotossíntese para viver teriam morrido e, por fim, os dinossauros vegetarianos. Sem os dinossauros vegetarianos para comer, todos os carnívoros também acabam morrendo, marcando assim o fim da era dos dinossauros.

Esta teoria foi fundamentada por uma cratera encontrada no golfo do México, a Cratera de Chicxulub. Ela tem 180 km de largura e 1600 metros de profundidade. Os estudos feitos no local datam esta cratera em 65 milhões de anos, o que coincide a data de extinção. Grandes quantidades de enxofre foram encontradas no solo de Chicxulub dando crédito à hipótese de que o ácido sulfúrico disperso na atmosfera ocasionou chuvas ácidas naquele local.
Com as modificações climáticas que ocorreram, os sobreviventes foram principalmente animais pequenos pesando todos menos de 10 miligramas. Entre esses sobreviventes encontram-se os mamíferos que com a extinção dos dinossáurios podiam espalhar-se rapidamente. Durante 65 milhões de anos a Era Cenozóica foi a era dos Mamíferos.
Aqui temos o video de uma simulação sobre os efeitos do meteorito.
.

0 comentários: