Na 2ª edição de uma espécie de reflexão decidi falar um pouco sobre a Lua o nosso satélite natural.
A Lua é uma planeta actualmente inactivo. A força gravital da Lua é apenas um sexto da Terra, não bastando para reter ar ou quaisquer outros gases à superfície. Na superfície consegue-se visualizar as crateras de impacto provavelmente causadas por colisão com meteoritos, os mares negros constituído principalmente por basalto e os continentes. Podendo ficar extremamente quente, quando iluminada pelo Sol ou muito fria á noite.A sua origem é incerta mas a teoria actualmente mais aceite, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados em um mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.
A Lua é muito importante para a Terra porque é a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
Conclusão:
A lua é extremamente importante para a Terra porque é provavelmente um dos grandes factores que permite vida na Terra e também nos permite conhecer um pouco do nosso planeta e do sistema solar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário