Sistema de transporte aberto:
- um órgão propulsor que impulsiona o fluido circulante a todo o corpo;
- um sistema de vasos que encaminha o fluido circulante para as diversas direcções.
Muitos invertebrados como os artrópodes e certos moluscos apresentam um sistema circulatório onde o fluido circulante - hemolinfa- nem sempre se encontra dentro de vasos, saindo por vezes para espaços/cavidades chamadas lacunas - vaso dorsal com uma zona contráctil. .
O tempo de chegada do do líquido circulante às células é relativamente longo, visto que o impulso exercido pelo coração se dissipa quando os vasos abrem nos espaços amplos que são as lacunas e a circulação se processa um pouco ao acaso.
Sistema de transporte fechado
A evolução, foi ao longo do tempo, acrescentando aos sistemas mais simples:
- um sistema arterial que distribui o sangue a todo o corpo e funciona como um reservatório de pressão;
- capilares que permitem as trocas de materiais entre o fluido circulante e os tecidos;
- um sistema venoso que traz o sangue de volta oa coração e que funciona como reservatório de volume de sangue.
Este tipo de sistemas é considerado sistema circulatório fechado. O sangue circula sempre dentro de vasos e as trocas decorrem através das respectivas paredes.
Nas espécies de vertebrados o sistema circulatório é fechado, o sangue é impulsionado pelo coração através de um sistema de vasos sanguíneos.
Os animais das diferentes classes de Vertebrados apresentam uma constituição no número de aurículas e ventrículos variável, assim como o número de vasos ligados directamente ao coração. Independentemente das diferenças, em todos eles, o sangue que circula em veias, chega às aurículas, passa para os ventrículos e sai do coração para todo os órgãos circulando por artérias.
0 comentários:
Enviar um comentário