No ambito da disciplina de biologia foi-me proposto a realização de um trabalho sobre especies em extinção em Portugal e a especie que me calhou na rifa foi a foca-monge do mediterraneo e por decide deixar aqui umas informações sobre esta especie
— Nome Comum: foca-monge-do-mediterrâneo ou lobo-marinho
— Nome cientifico: Monachus monachus
— Caracteristicas: A foca-monge do mediterrâneo pode atingir os 4 metros e os 400 quilos sendo as fêmeas sempre mais pequenas podendo atingirem os 2,3 metros.
São de uma cor castanha – acinzentada tem uma cabeça arredondada, olhos saliente e bem separados. As narinas abrem-se na parte superior e os bigodes são curtos.
— Estado de conservação: É provavelmente o membro da família das focas mais ameaçado de extinção. Esta classificada em perigo critico.
— Distribuição e abundancia: A população originária da foca-monge do Mediterrânico era muito numerosa no entanto actualmente não restam mais do que 500 indivíduos, dos quais mais de 300 vivem entre a Turquia e a Grécia podendo se encontrar 23 na ilha das Desertas, encontra-se distribuida pelo Mediterrâneo e águas adjacentes.
— Comportamento: As focas passam a maior parte do seu tempo dentro de água. Como é um mamífero, apenas pode respirar à superfície. O seu fôlego permite-lhe, no entanto, permanecer 10 a 12 minutos submersa.
Alimenta-se de animais como polvos e peixes entre os quais se encontram o Mero e o Congro. Ainda assim, além de predadores, são também presas de outros predadores maiores como a orca e os tubarões.
Estes animais podem viver cerca de 20 ou 30 anos no seu estado selvagem.
— Habitat: Apreciadoras de águas quentes, as focas pertencentes a este género são as únicas que não frequentam mares polares repousando essencialmente em praias escondidas no interior de grutas.
E aqui tem um video que fala da colonia de recuperação na ilha das Desertas.
0 comentários:
Enviar um comentário