Existem na natureza seres que não possuem a capacidade de produzir o seu alimento e por isso se alimenta a partir de compostos inorgânicos ou orgânicos obtidos no meio ambiente, esses são os seres heterotroficos.
Esses alimentos sofrem um processo de digestão que é o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis
Há vários tipos de digestão:
Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
Digestão extracelular: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). A partir de nematóides, seres heterotróficos multicelulares, a digestão é exclusivamente fora das células, podendo ocorrer fora do organismo, digestão extracorporal, como os fungos, ou no interior do organismo, digestão intracorporal, como acontece nos animais.
Digestão extra e intracelular: inicia-se no tubo digestivo e completa-se no interior da célula. É o que acontece nos celenterados, onde a digestão incialmente se processa no interior da cavidade gastrovascular, e em seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completa intracelularmente.
Digestão extracorporal: ocorre fora do corpo do predador.
Digestão Intracelular
Digestão Extracelular
0 comentários:
Enviar um comentário